sábado, 9 de outubro de 2010

MINI CURSO DE MOTIVAÇÃO PARA EQUIPE ESCOLAR -DOCENTE

Curso de Motivação Escolar








MOTIVAÇÃO- O SUCESSO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
















Salvador
Outubro
2010

JUSTIFICANDO O PROJETO

“Para cultivar a motivação é preciso ter autoconfiança, saber extrair a essência de uma situação e produzir resultados, acreditando na oportunidade futura”(Edvan Silva). A vida é cheia de oportunidades e o ser humano que perceber isso, pode com certeza dar um salto quilométrico em relação aos demais. Por isso torna-se um desafio para a escola trabalhar com esse fator importante, determinador muitas vezes do sucesso na carreira do magistério pois sua característica primordial é o de vencer os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais da relação ensino-aprendizagem.
Como? percorrendo um caminho que ainda não foi percorrido. Será que temos medo de vencer? Quantas vezes entramos em batalhas com medo da derrota?

Silva continua o grande segredo da atitude positiva é a obstinação e a perseverança para conseguir atingir nossos objetivos. Sempre com tenacidade, persistência, disciplina e muita paciência para não desistir jamais.


Olhe-se no espelho

A vida é como um espelho. Olhe para você mesmo e reflita...
• Sou uma pessoa motivada?
• O que estou fazendo por mim mesmo?
• Como alcançarei o sucesso?
• O que aprendi com essa experiência?
• O que posso fazer para me aproximar mais dos resultados desejados?
• Como avaliar o meu grau de motivação?


Motivação: a mais forte aliada para o sucesso

Aceitar desafios. É preciso ousar, ter coragem, ir em frente e correr riscos, se necessário. O sinônimo de coragem com certeza não é a ausência do medo mas ...apesar de tudo sigo em frente...Quando o profissional está motivado, a relação com o entusiasmo é permanente crendo para ver e não vendo para crer.
Então, o que significa ir à frente e enfrentar desafios? Ter uma visão mais ampla das coisas, utilizandor a motivação como aliada para as vitórias pessoais e profissionais, encarando as dificuldades do percurso como um desafio a ser vencido , antes, conquistado.


Atitude positiva e motivação

A história da "Mensagem a Garcia", um texto de Elbert Hubbard é o melhor exemplo de motivação e atitude positiva. É preciso refletir sobre esse exemplo de pessoa que, por sua própria iniciativa, foi capaz de levar a cabo a tarefa se destacando pela atitude pró-ativa.

"Quando irrompeu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, não se sabia exatamente em que interior do sertão cubano estava o Garcia, chefe dos insurretos. Quem poderia entregar-lhe um importante comunicado? Alguém lembrou ao Presidente: há um homem chamado Rowan. Diante da incumbência, Rowan tomou a carta, colocou-a num invólucro impermeável, amarrou-a sobre o peito e após quatro dias, saltou de um barco sem coberta, tendo atravessado a pé um país hostil e entregou a carta ao Garcia".

Rowan pegou a carta do Presidente e nem sequer perguntou: "Onde é que ele está?". Não tentou passar a incumbência a outrem, mas tomou para si o desafio de entregar a carta ao destinatário, demonstrando sua motivação e iniciativa.















OBJETIVOS

TRABALHAR A MOTIVAÇÃO COMO FORMA DE USAR A CRIATIVIDADE, AJUDANDO NAS RELAÇÕE SINTERPESSIAS E COGNITIVAS DO ENSINAR DOCENTE, ENTENDENDO QUE A MOTIAÇÃO TRADUZ-SE NUM VIÉS DE ENTUSIASMO E CONSEQUENTE COMPETÊNCIA PROFISSIONAL.














ESTRATÉGIAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO

Serão utilizadas dinâmicas motivacionais e para o uso da criatividade para reflexão do docente da sua práxis pedagógica, ampliando sua relação de pertença á escola e a própria comunidade onde a escola está inserida.
O curso acontecerá pela manhã das 9:00 ás 11:30.






Conteúdo programático do curso
Texto inicial : A pequena jaula
- MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
- Dinâmica: " da rosa"
- Dinâmica: "sonhos"
- 10 dicas de Motivação













Recursos necessários para a operacionalização das dinâmicas

(Xerox do texto)
1.A pequena jaula
2. MOTIVAÇÃO EM SALA DE AULA
3. 10 dicas de Motivação

-papel ofício e lápis
-uma rosa natural
-balão de aniversário e palito de dente












Avaliação do projeto

O projeto será avaliado em duas frentes: a primeira pela mudança de atitude do profissional visível para toda a equipe de trabalho.
A segunda frente será com a planilha apresentada e preenchida sendo entregue a coordenadora do projeto, professora Nivaldina.


























ANEXOS





A pequena jaula

Um Zelador, responsável pelos cuidados dos animais do Jardim Zoológico, observou que o urso passava os dias dando quatro passos para um lado e quatro passos para o outro lado.

Durante meses este comportamento foi observado e o zelador sensibilizado pelo reduzido espaço que o urso dispunha para se locomover, passou a sonhar com o espaço ideal para aquele pobre animal: visualizava uma área grande, com árvores, e uma parte descampada onde seria possível ao urso correr, pular, subir em árvores e até dar cambalhotas.

Depois de muito planejar, o zelador teve a idéia de ir até ao prefeito para pedir-lhe as providências necessárias para construir a nova residência para o urso.

Ao ouvir o zelador, o prefeito lembrou imediatamente que aquele ano era um ano de eleição e que ele poderia tirar proveito daquela situação, para ganhar mais votos. Deu ordens ao zelador para escolher um lugar no zoológico que fosse ideal para a nova residência para urso.

Chegou o dia da inauguração, o povo, a banda de música, o prefeito com seu discurso, etc...

Todos atentos para o comportamento do urso

O que aconteceu, entretanto, com o urso?

Ao ser transferido para o novo espaço, continuou a dar quatro passos para um lado e quatro passos para o outro lado, repetindo no resto de seus dias este mesmo comportamento.

“É fundamental que não cultivemos o hábito de viver em uma pequena jaula”
exemplo: “ eu nunca fiz isto antes, por isso eu não vou tentar...”
“eu tenho medo de não dar conta, é melhor não experimentar...












1. Motivação em sala de aula
Você é a chave da motivação em sala de aula.

Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente motivador. Ao responder com a máxima honestidade esse teste, da pedagoga Madza Edmir você vai descobrir se está pondo lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando nela baldes de água fria.
ATENÇÃO: Selecione, no máximo, duas alternativas em cada item, com exceção do item 4, no qual você poderá escolher todas as alternativas verdadeiras para o seu caso. Ao final, consulte o gabarito, some os pontos que você fez e veja em qual faixa você se encontra.

1 - A aula vai começar. Assinale a frase que melhor traduz o seu estado de espírito.
a -"Será que vou ter forças para sobreviver?"
b - "O primeiro aluno que bancar o engraçadinho na sala de aula vai se ver comigo. Eles querem guerra? Pois vão ter!"
c - "Tomara que seja bem melhor que a anterior."
d - "Preparei um monte de desafios interessantes.. Estou louco(a) para ver como eles vão reagir".

2 - Marque os comentários que mais correspondem ao que você, em geral, sente por seus alunos.
a - "Adoraria se fossem raptados coletivamente por um disco voador."
b - "A maioria é boa, mas alguns não querem nada com nada."
c - "São muito diferentes, fazem coisas que às vezes me emocionam e outras me deixam de cabelos em pé, mas gosto muito de todos eles".
d - "Procuro compreendê-los."

3 - Assinale as afirmações que você poderia fazer , em relação à(s) disciplinas(s) que ensina.
a - "Domino completamente o conteúdo e a metodologia e não preciso aprender mais.
b - " Interesso-me bastante e procuro, no dia a dia, aperfeiçoar o domínio do conteúdo e da metodologia.
c - "Muitas vezes preciso ensinar coisas que estão no livro, mas não me interessam e não sei ao certo para que servem na vida real ."

4 - Assinale todas as afirmações que você poderia fazer em relação às suas atitudes durante as aulas.
a - Procuro estimular os alunos a questionar as minhas idéias.
b - Estou sempre disposto(a) a ajudar.
c - Tenho dificuldades em criar um ambiente descontraído.
d - Faço com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem.
e - Não costumo aceitar decisões da classe.
f - Antes de dar a minha opinião, escuto as dos alunos.
g - Na maior parte do tempo, a palavra está comigo. Raramente faço perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir.

5 - O que você sabe sobre os seus alunos ?

a - O nome dos que mais se destacam.
b - Características gerais, como nível sócio-econômico e cultural das famílias.
c - Seus principais interesses, sonhos e preocupações.


6 - Um(a) colega conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda da conversa", para que os alunos tenham a oportunidade de contar alguma novidade, comentar uma notícia, dizer como estão se sentindo e planejar com o(a) professor(a ) o que vão fazer . Você...

a - …pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito ele(a) nunca vai vencer o conteúdo".
b - ...pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda da conversa?".
c - ...avalia os resultados obtidos pelo colega e pensa se pode aplicar a idéia também.

7 - Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede?

a - Explico o assunto da forma mais clara possível.
b - Faço perguntas para descobrir o que os alunos já sabem sobre o assunto.
c - Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.

8 - Assinale o tipo de estratégia que você usa mais freqüentemente em sala de aula.
a - Exposições orais, cópias e ditados.
b - Trabalhos em grupo e estudos do meio.
c - Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas reais, a fazer algo que seja interessante para eles, utilizando os conhecimentos adquiridos.

9 - Ao entrar na sala, você percebe que o ambiente está sujo e muito bagunçado. Que atitude toma?

a - Nenhuma. O importante é começar a aula o quanto antes.
b - Chama alguém da diretoria para ver o estado deplorável da sala e tomar providências.
c - Pergunta aos alunos o que aconteceu e, depois de ouvi-los, convida-os a, junto com você, rapidamente organizar o espaço antes de iniciar a aula.

10 - Assinale os recursos que estão à disposição dos alunos e que você utiliza regularmente.
a - Quadro negro e giz.
b - "Cantinhos" com materiais relativos a diferentes áreas do conhecimento, computador, oportunidades de participar de excursões, visitas a museus, teatros…
c - Livros, dicionários, jornais e revistas.

11 - Você utiliza os resultados das avaliações

a - …verificando quais alunos estão com desempenho abaixo da média e providenciando medidas de recuperação.
b - …elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto são incapazes.
c - …mostrando o quanto os alunos avançaram e convidando cada um a comparar os resultados que obteve com as metas que havia estabelecido para si mesmo.















Menos de 13 pontos
Água Gelada: Alerta vermelho! A desmotivação está colocando em perigo sua realização pessoal e a aprendizagem dos alunos

Entre 14 e 21 pontos
Vento na Fogueira: Você faz o possível para estar atento(a) às necessidades dos alunos e apresentar a eles objetivos e tarefas que lhes permitam satisfazê-las.

Mais de 21 pontos
Gasolina Pura: Parabéns! Você adora o que faz, e seus alunos estão descobrindo o prazer de nunca perder a motivação de aprender.



























2.Dinâmica: " da rosa"
Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará apenas o talo da flor.
O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu?
Será que podemos consertar o que fizemos?
Quais são os desafios que teremos que enfrentar para melhorar ou consertar essa situação?
Contribuição enviada pelo usuário: Dulcemar Garcia - E-mail:dulcemarg@bol.com.br - Professora de Educação infantil- psicopedagoga - SP












3.Dinâmica: "sonhos"
Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros
Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.
Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruiram os sonhos dos outros? Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!
Contribuição enviada pela usuária: Ana Maria de Sousa Pereira -Crato - CE
- E-mail:downpereira@yahoo.com.br








4. 10 dicas de Motivação
Por Ernesto Artur Berg

Você deve saber motivar a si mesmo e aos outros. A automotivação é uma questão pessoal.Quanto a motivar a equipe, é preciso ficar claro que nenhuma pessoa motiva outra.O que você pode fazer é fornecer instrumentos e condições para que alguém se motive,e essa pessoa passa, então, a agir de forma motivada na busca de metas e objetivos que, para ela, se revistam de significado.

1. Todas as manhãs, ao levantar, olhe-se no espelho. Gosta do que vê ?
Sim, se você pretende motivar outros, primeiro deverá saber motivar a si próprio. Olhe-se no espelho todas as manhãs assim que levantar. Se você não gosta do que está vendo, se o seu rosto não é o que você gostaria de ver refletido, então você está desmotivado. É hora de fazer algo a respeito. A automotivação ocorre mais facilmente se você possuir dois componentes básicos: metas – profissionais e pessoais – e auto-estima. As metas devem estar alicerçadas em aspirações profundas pelas quais você faria qualquer esforço e pagaria qualquer preço para atingir. Mas tem de ser algo que o motive a ação (motivo + ação),que o faça vibrar cada fez em que pense nisso. Algo que, para você, faça valer a pena correr riscos, pois é o seu objetivo de vida.

2. Estabeleça metas de vida.
Embora estabelecer metas possa parecer assustador, é necessário fazê-lo, porque, se não tiver coragem de lutar pelos seus próprios objetivos, ninguém irá realizá-los por você. Portanto, compre a idéia de assumir o controle da sua vida e estabeleça um sistema de metas por escrito. Não basta apenas pensar nisso, é preciso escrever, porque a diferença entre um “desejo” e uma “meta” é que a meta está no papel, com um prazo para ser executada. Assim você poderá visualizar as suas metas, o que torna mais fácil refazê-las,concentrar-se nelas, dar-lhes prioridades e executá-las.

3. Promova sua auto-estima.
O desenvolvimento de hábitos e capacidades positivas – seja lidar com o estresse, vencer o adiamento ou aprender a comandar pessoas – depende de sua auto-estima. Muito dessa auto-estima está baseada em mensagens recebidas por toda a vida – principalmente na infância - de seus pais, amigos, parentes, professores, meios de comunicação e de todo o ambiente que o cerca. É sabido que muitas pessoas competentes profissionalmente sabotam suas chances de sucesso e felicidade por causa de problemas que elas consideram intransponíveis.
Isso ocorre porque a maioria, infelizmente, convive com um baixo nível de auto-estima cristalizado ao longo dos anos. O resultado é a autoconfiança debilitada. A autoconfiança é absolutamente necessária se você quiser fazer progresso em sua carreira.Ela livra-o de preocupações desnecessárias, medo e insegurança. Torna o cérebro descansado para dedicar-se a idéias positivas.Você desenvolve essa autoconfiança aceitando novas oportunidades quando elas surgem, tomando a iniciativa e fazendo as coisas acontecerem em vez de esperar. Quando confiar em si mesmo, os outros também confiarão.
Confiança é como gripe: tremendamente contagiosa. Quando irradiar confiança, você estará motivado e saberá motivar os outros; as pessoas o seguirão,as oportunidades surgirão.

4. Deite-se e levante-se tranqüilo.
Não vá dormir com as tradicionais notícias pessimistas e angustiantes da tevê, ou após ter assistido a um filme violento, pois eles agitarão o seu sono. Pesquisas revelam que o último pensamento com que a pessoa adormecer tenderá a predominar durante o sono.Não é preciso, portanto, ter muita imaginação para saber o que acontecerá se você dormir preocupado ou alarmado. Ao deitar, reserve dez minutos para você mesmo. Visualize uma paisagem paradisíaca, cheia de luz, cores e muita paz. Sinta esse ambiente positivo e tranqüilizante envolvê-lo e permaneça nele enquanto adormecer.Se puder, ao mesmo tempo ouça uma música relaxante e suave (afinal, para que serve o walkman?). Outros, ainda, conseguem excelentes resultados orando e comungando com Deus pouco antes de dormir, agradecendo pela proteção e força recebidas durante o dia. Fazendo essas coisas seu sono terá melhor qualidade.
Ao levantar, disponha de pelo menos cinco minutos para você mesmo. Não ligue correndo a televisão à cata das eternas notícias perturbadoras, nem ligue o rádio no último volume para ouvir música agitada (rock, samba etc.). Respeite-se. Ao levantar, fique num lugar tranqüilo de sua residência e visualize um dia de harmonia e proteção em seu lar,no trabalho ou onde estiver. Faça com que essa sensação de harmonia e proteção penetre em você, sinta-se mesmo invadido por esse estado de espírito. Permaneça assim por cinco minutos ao menos. No decorrer do dia, lembre-se, a cada hora ou par de horas, dessa sensação de harmonia e proteção. Você ficará surpreso de ver como as coisas poderão se encaminhar favoravelmente durante o dia. Tudo isso porque, inconscientemente, sua postura será mais tranqüila e confiante diante das pessoas e situações, e as respostas tenderão a se alinhar com o seu comportamento harmonioso.

5. Estabeleça harmonia no relacionamento da equipe.
Faça com que seus liderados aprendam a trabalhar em equipe e estabeleçam um ambiente de cooperação. O trabalho em equipe, a confiança mútua e cooperação geram mais trabalho produtivo e motivação do que muitos métodos sofisticados o conseguem. Mantenha um ambiente alegre, tranqüilo e harmônico.Comemore um resultado positivo de seu departamento – como um projeto concluído, um desempenho acima da média -, oferecendo à sua equipe refrigerantes e salgadinhos, ou algo parecido, no final do expediente.
6. Faça do treinamento uma prioridade.
Proporcione cursos, treinamentos, palestras, estágios, sessões em que são exibidos filmes em vídeo ou DVD que aprimorem a capacidade do pessoal. Investir na competência e preparo de pessoas tem retorno garantido em forma de motivação, produtividade e metas atingidas.

7. Elogie e reconheça.
O elogio e o reconhecimento por um trabalho bem feito ou uma decisão acertada deve sempre ser sincero. Falsos elogios ou elogios muito freqüentes fazem perder a credibilidade e banalizam o fato. Porém, não economize elogios se a pessoa fez por merecê-los; ao elogiar, faça-o com sinceridade e convicção e, se possível, diante de outras pessoas. Isso provocará um efeito positivo em todos. Mas, quando for repreender ou chamar a atenção de alguém, faça-o sempre em particular, sem a presença de outras pessoas.

8. Mantenha um ambiente físico e psicológico agradável.
Tanto o ambiente físico quanto o psicológico são decisivos para provocar estímulos motivacionais.Todos os estudos e pesquisas realizados nesse sentido revelaram a importância desses fatores. Um local com música ambiente (em baixo volume), bem iluminado, arejado, com paredes em tom pastel ou cinza suave, ornado com plantas, flores e quadros amenos transmite outro ânimo e energia ao ambiente.Propicie também momentos de congraçamento do pessoal em ocasiões especiais, como a celebração de um aniversário, amigo secreto, ou algo parecido, no final do expediente. Isso aproxima a equipe, melhora a comunicação e dá maior coesão no trabalho.


9. Outras formas de motivar.
Um sorriso sincero ameniza o ambiente. Diga “muito obrigado” olhando nos olhos da pessoa com quem estiver dialogando;ouça o colaborador que tem uma idéia para melhorar a eficiência e, em seguida, sendo exeqüível, aja de acordo com a sugestão;:
* Envolva o pessoal no planejamento de metas e objetivos do seu setor.
* Envolva-os nas decisões que lhes dizem respeito diretamente.
* Faça com que se sintam responsáveis pelas decisões e pelos resultados atingidos.
* Institua círculos de controle de qualidade,ou semelhantes, e acate suas sugestões sempre que provarem uma relação custo-benefício vantajosa para eles e para a empresa.

10. Ao sair, sempre deixe o ambiente melhor do que quando entrou.
Ao deixar o local de trabalho, certifique-se de que o ambiente esteja melhor do que quando você veio pela manhã. Que você seja um agente facilitador de soluções e orientações e não de discórdia e insegurança em seu serviço. Pergunte-se: Ajudei a melhorar o desempenho do pessoal?, Dei orientações esclarecedoras?, Ajudei a evitar discórdias e mal-entendidos?,Facilitei o fluxo de trabalho da equipe?, Tratei as pessoas com respeito?, O pessoal está motivado, interessado, confiante?, Ajudei a melhorar a cooperação e o coleguismo na escola?. Se as respostas a essas perguntas forem sim, então, sem sombra de dúvida, você está colaborando decididamente para que cada dia seja melhor do que o anterior,e sua contribuição para a harmonia e a produtividade da equipe tem sido decisiva.
Ernesto Berg é Consultor em gestão de empresas, desenvolvimento organizacional e gerencial, especialista em negociação e desenvolvimento de pessoal. E-mail: berg@quebrandobarreiras.com.br

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