domingo, 19 de setembro de 2010

1.1. Objetivo da intervenção

1.1.1. Objetivo geral

Reunir a comunidade escola e pais para analisar e propor soluções para a indisciplina, elaborando as sanções dentro do ECA cabíveis no Regimento Interno da Escola .


1.1.2. Objetivos específicos

a) Levantar com a equipe escolar , dados das principais situações de indisciplina cometidos pelos alunos dos três turnos.
b) Buscar parceria com os país com vistas a diminuilção do quadro atual indisciplinar.
c) Focar a discussão na origem da indisciplina promovendo a cultura da paz na escola.
d) Estudar as sanções para o Regimento Interno com pais e comunidade escolar bem como o Conselho escolar dentro das legislações existentes.
e) Atualizar as sanções disciplinares no Regimento Interno[ .





1.2. Justificativa
A indisciplina é causa maior das doenças ocupacionais do professor. Como conseqüência a escola enfrenta o absenteísmo por parte desses profissionais, que se ausentam cada vez mais da escola.
Cresce também o número de atestados médicos.
É erro grasso em Regimentos internos situar regras morais e convencionais como se fossem sinônimas. As morais merecem mais atenção e as convencionais são oriundas do andamento do trabalho. Ex. Não mentir é uma regra moral. As regras convencionais são a negociação para essa regra moral-não mentir-.
Faz-se necessário sempre avaliar a real gravidade da transgressão, já que esta suscita conflitos que as vezes aparentam indissolubilidade.
A gestão democrática então vem respaldar a prática do ouvir o outro, dialogar com os conflitos estabelecidos, fortalecer os conselhos escolares, criar o grêmio estudantil, líderes de ala e implementar as reuniões de pais buscando neste clima parcerias com a comunidade.
A conquista da autoridade e não do autoritarismo, com o saber e o respeito ao aluno parece ser bastante plausível neste universo.


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